A FALECIDA DRA The Late Mrs. Anna Kingsford, M.D. – Helena Petrovna Blavatsky

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Anterior: Idéias Iniciais   Seguinte: Evangelho da Interpretação

 

 

 

2. OS PROFETAS

 

            “Nós sustentamos que nenhum credo eclesiástico isolado é compreensível somente por si mesmo, se não for interpretado com o auxílio de seus antecessores e de seus contemporâneos”. [Life of Anna Kingsford (Vida de Anna Kingsford), vol. II, p. 124]

 

 

VIVIANE: Você afirma que a Dra. Anna Kingsford e Edward Maitland dão a base da idéia do Cristianismo Budista. Fale um pouco mais sobre eles.

 

ARNALDO: Para uma informação básica sobre esses dois profetas, sugiro a leitura de dois textos escritos pelo principal continuador da obra da Dra. Kingsford e de Maitland que foi Samuel Hopgood Hart. São textos escritos justamente para dar uma idéia geral da vida desses dois profetas [Vida e Obra de Anna Kingsford e Vida e Obra de Edward Maitland. Os textos encontram-se ao final, na íntegra, no capítulo Textos Complementares].

 

 

VIVIANE: Além desses dois profetas principais, haveria outros que também contribuíram para o Cristianismo Budista?

 

ARNALDO: No que diz respeito ao Cristianismo Budista em nossa época, nós podemos considerar Anna Kingsford e Edward Maitland como seus profetas por excelência, embora outros, como a Mme. Blavatsky e a Sra. Alice Bailey, tenham certamente contribuído com a vasta literatura que elas nos legaram e as organizações que iniciaram. Já no que diz respeito ao assunto mais amplo do Evangelho da Interpretação, e da abertura das Bíblias do mundo, aí houve outros profetas que considero igualmente ou até mais importantes, tanto no Ocidente quanto no Oriente. Entre esses podemos citar Mme. Blavatsky, Sri Ramakrishna, Dra. Annie Besant, Charles Leadbeater, Sra. Alice Bailey e Geoffrey Hodson. É importante lembrar que essa lista não pretende esgotar a relação dos profetas que deram contribuições relevantes à abertura das Bíblias do mundo – ou seja, à interpretação mística dos símbolos das Escrituras Sagradas - e, portanto, ao Evangelho da Interpretação.

 

 

VIVIANE: Quais são as obras mais relevantes e importantes desses outros profetas no que diz respeito a esse tema? Você poderia citar algumas?

 

ARNALDO: Mme. Blavatsky escreveu vários textos importantes. Um deles se chama O Caráter Esotérico dos Evangelhos e em suas obras principais como A Doutrina Secreta e Ísis sem Véu há várias passagens e capítulos importantes como contribuição à abertura das Bíblias do mundo.

            Sri Ramakrishna escreveu pouco, mas seus seguidores nos trouxeram o seu pensamento como no exemplo da obra O Evangelho de Ramakrishna onde ele procura mostrar a identidade fundamental das grandes tradições religiosas, o que só é possível quando se interpretam os seus símbolos à luz do misticismo, como ele o fez.

            Dra. Besant e seu companheiro Leadbeater também escreveram vários textos importantes para uma compreensão mística das Escrituras, tanto do Ocidente quanto do Oriente. No campo do Cristianismo poderia citar a obra O Cristianismo Esotérico da Dra. Besant e A Gnose Cristã de Leadbeater, entre outras que poderiam ser mencionadas desses mesmos autores.

            Sra. Alice Bailey escreveu, por exemplo, uma obra importante para o Evangelho da Interpretação que se chama De Belém ao Calvário onde ela interpreta misticamente os principais momentos da vida de Jesus Cristo nos Evangelhos, mostrando que esses episódios, em conjunto, simbolizam o caminho das Grandes Iniciações e, em separado, aspectos de cada umas dessas Grandes Iniciações.

            O Sr. Geoffrey Hodson também escreveu várias obras relevantes de interpretação dos símbolos sagrados, sendo talvez a mais conhecida e importante aquela composta pelos quatro volumes intitulados The Hidden Wisdom in the Holy Bible (A Sabedoria Oculta na Bíblia Sagrada).

            Gostaria de repetir que essa lista não esgota nem a lista dos profetas e tampouco das obras desses que foram mencionados. Apenas, até onde podemos ver, faz justiça a nomes de profetas importantes e algumas de suas principais obras.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Anterior: Idéias Iniciais   Seguinte: Evangelho da Interpretação