A FALECIDA DRA The Late Mrs. Anna Kingsford, M.D. – Helena Petrovna Blavatsky

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Seguinte: Apresentação do Orador

 

 

Compre a publicação impressa
na Livraria Roda e Cruz

 

 

SISSON FILHO, Arnaldo. O Resgate do Cristianismo Budista: A Relevância da Mensagem da Dra. Anna Kingsford. Roda e Cruz, Brasília, 2010. 164 pp. Texto escrito para ser, inicialmente, divulgado na Internet, 2009.

 

            Informações: Texto escrito a partir da gravação do Colóquio promovido pelo Grupo Anna Kingsford, da Sociedade Vegetariana Brasileira, em Brasília, DF, Brasil. O texto foi divulgado em primeira mão pelo Site Anna Kingsford.

           O presente texto se constitui na primeira obra escrita em língua portuguesa à apresentar claramente a importância do resgate do Cristianismo Budista.

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

– Informações Iniciais e Nota da Edição (nesta página)

– O Resgate do Cristianismo Budista: a Relevância da Mensagem da Dra. Anna Kingsford

Apresentação do Orador

Colóquio com o Grupo Anna Kingsford

– Textos e Citações Complementares

Em Memória de Anna Kingsford (Samuel Hopgood Hart)

O Vegetarianismo e a Bíblia (Edward Maitland)

Citações sobre o Cristianismo Budista e Interpretações dos Símbolos

Bibliografia Citada

 

 

 

O Resgate do Cristianismo Budista:

a Relevância da Mensagem

da Dra. Anna Kingsford

 

Arnaldo Sisson Filho

 

Roda e Cruz

2010

 

 

© by Arnaldo Sisson Filho – 2010

 

Todos os direitos em língua portuguesa reservados de acordo com a lei. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo cópia, gravação ou informação computadorizada, sem permissão por escrito do autor.

 

Roda e Cruz

 

 

 

SISSON FILHO, Arnaldo.

O Resgate do Cristianismo Budista: a Relevância da Mensagem da Drª. Anna Kingsford / Arnaldo Sisson Filho: Brasília – Editora Roda e Cruz – 2010.

 

1. Cristianismo Budista. 2. Religião. 3. Anna Kingsford.

I. Título

 

 

 

 

 

         “Da união espiritual na fé una do Buda e do Cristo nascerá a esperada redenção do mundo”. [The Perfect Way (O Caminho Perfeito), p. 252)

 

         “Sei que em algum dia ainda distante, agora, de fato, talvez muito remoto, a mensagem que nós pregamos em um canto se tornará a religião de grandes nações”. [Addresses and Essays on Vegetarianism (Palestras e Ensaios sobre Vegetarianismo), p. 1]

 

 

 

 

NOTA DA EDIÇÃO 

            A compilação dos textos aqui publicados foi resultado da realização do Colóquio sobre A Contribuição do Pensamento da Dra. Anna Kingsford, promovido durante a Semana Vegetariana Mundial, em 2009, na Capital Federal.

            O Colóquio teve como objetivo disseminar as idéias e dar a conhecer a vida da inglesa Anna Bonus Kingsford, que dá nome ao grupo local da Sociedade Vegetariana Brasileira, em Brasília, desde 2004. O evento foi coordenado por Arnaldo Sisson Filho*, um dos principais tradutores lusófonos da obra e das idéias de Anna Kingsford.

            A Dra. Anna Kingsford é considerada por muitos a Mãe do Vegetarianismo moderno, tendo em vista a sua pioneira e veemente atuação em defesa dos animais, contra a vivissecção e em favor de uma alimentação mais coerente com a elevação da condição humana.

            Formou-se médica pela Universidade de Paris em uma época que em seu país, a Inglaterra, as mulheres sequer eram aceitas nas faculdades de medicina. Isso dificultou mais do que imaginamos os seus estudos.

            Atuou fortemente contra a discriminação de gênero, chegando a adquirir e dirigir um jornal que se chamava O Jornal da Própria Mulher. Entretanto, sua obra é muito mais ampla e extrapola a abordagem dessa questão. Através da sua visão mística, demonstrou que o Cristianismo autêntico vem sendo sistematicamente degradado e ofereceu, por meio de sua obra, a possibilidade de interpretação dos principais símbolos da teologia cristã. Também defendeu a necessária complementaridade entre os ensinamentos do Buda e do Cristo. Foi presidente da Loja de Londres da Sociedade Teosófica e, durante a sua gestão, buscou transformá-la em um “corpo realmente influente e científico”, não comprometido “apenas com o Orientalismo, mas com o estudo de todas as religiões esotericamente” (Life of A.K., Vol. II, p. 119).

            Os textos Em Memória de Anna Kingsford (1846-1888), de Samuel Hopgood Hart, e O Vegetarianismo e a Bíblia, de Edward Maitland, bem como algumas citações da Dra. Kingsford e outros sobre o Cristianismo Budista, haviam sido referidos durante o evento e foram acrescentados, tornando ainda mais abrangente esta obra.

_______

* Arnaldo Sisson Filho, economista, mestre em Ciências Políticas e organizador do site www.anna-kingsford.com – que é o principal site de divulgação da obra da Dra. Kingsford, tanto em português como em inglês, onde estão disponíveis todas as obras da Dra. Kingsford e de seu grande colaborador, Edward Maitland. Sisson traduziu e revisou a tradução de algumas dessas obras. É autor de O Que Há de Errado com a Política? e Teosofia e Fraternidade Universal. É conselheiro do Conselho Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira.

 

 

Compre a publicação impressa
na Livraria Roda e Cruz

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Seguinte: Apresentação do Orador