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Tradução: Daniel M. Alves –
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse
arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa
notificação de propriedade seja deixada intacta.]
CAPÍTULO XIV
“Três que Dão Testemunho no Céu”
1. (*) QUANDO tratamos da evolução cósmica, fizemos menção à primordial Trindade na Unidade do Deus Não-Manifestado. Do mesmo modo em que não há senão uma lei para todos os planos e esferas da existência, e somente uma Substância homogênea como matriz de todos os elementos, também cada mônada da Substância Divina inclui a natureza e os atributos potenciais do todo.
Agora, a alma é essencialmente uma mônada dessa Substância homogênea de Deus, e daí segue-se que cada entidade manifestada é uma trindade e somente pode ser manifestada pela evolução de sua trindade, da mesma forma que Deus somente é conhecido no universo através do desenvolvimento de Sua Trindade.
2. A Bíblia não silencia tanto em relação à Trindade do universal, quanto em relação à trindade do individual. Em seus capítulos iniciais ela se pronuncia sobre a primeira, em seus livros finais ela retrata a última. E isso se dá porque essa é uma doutrina de suprema importância, tratando como ela o faz da própria natureza do Ser. Pois nas primeiras sentenças do Gênesis está dito que “o Espírito de Deus”, ou seja, a Vida ou a Energia de Deus, “pairava sobre a superfície das Águas”, a Grande Profundeza ou Substância de Deus, “e Deus DISSE”, ou expressou, “Faça-se a Luz, e surgiu a Luz”, ou manifestação de Deus. (1)
(p. 41)
“Façamos o Homem Segundo Nossa Imagem”
Novamente, no mistério da Imaculada Concepção, é através do “Espírito”, a Vida ou Pai, cooperando com a “Água”, de uma virgem e purificada Alma ou Mãe, que é criado o “Verbo” ou Filho, o espiritual e real “Cristo interior”. E isso – em todo indivíduo que firmemente quer e trabalha para alcançá-lo – é a fundamental Trindade na Unidade de Deus que se torna manifestada no Homem.
Enquanto que no mistério último da Assunção a “Mulher” Apocalíptica, ou Alma, “vestida com o sol” da plena iluminação é coroada com as jóias de seu consumado estado de pureza, coberta pela Energia Celestial, dá a luz ao “homem criança” que sobe direto ao trono de Deus, e sobre o qual o maldito dragão ou serpente do mal não tem mais qualquer sombra de influência.
3. Assim, o Pensamento da Mente Divina, pronunciado como o Verbo na exalação do Grande Sopro, retorna através de sua inspiração como Idéia realizada.
O manifestado se ergue por meio da natureza para se fundir com o não manifestado. Pois, na fase final da evolução do homem para a perfeita estatura do Cristo – o Qual é a mais elevada manifestação da Humanidade – é alcançado um ponto central de correspondência e convergência entre o individual e o universal, que indica a meta visível de todo esforço.
Através de seu ser completamente regenerado como Cristo, o homem recebe então a dádiva do Logos ou Adonai em seu espírito, que é a Dádiva de Deus, a Vida Eterna, ou auto-perpetuação do ser, e conquista para todo o sempre seu título de Filho do Homem e Filho de Deus, e o direito de dizer: – “Eu e o Pai-Mãe somos UM.”
4. E assim, embora “a gota de orvalho” de seu ser “deslize para dentro do oceano radiante” de todo Ser, ela aí não se perde. Pois nesse momento o Oceano
(p. 42)
da Vida de Deus desliza para dentro da transfigurada Alma do Homem.
NOTAS
(40:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.
(40:1) A água é usada como um sinônimo para a Substância e para a Alma porque ela é essencialmente pura e “imaculada”, sendo a combinação de dois gases quimicamente puros. A matéria impura pode se misturar mecanicamente, mas jamais realmente se combinar com ela, e sempre pode ser separada da água por um processo de filtragem ou destilação. Assim também ocorre com a mistura do “pecado” na alma e do “mal” no mundo; e do mesmo modo é feita a erradicação desses.
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