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Tradução: Daniel M. Alves
Revisão e edição: Arnaldo Sisson Filho

[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 4)

CAPÍTULO II

 

SOBRE A INSPIRAÇÃO E O PROFETIZAR (1)

 

Parte 1

 

OUVI na noite passada durante o sono uma voz que me dizia:

1. Você pergunta sobre o método e a natureza da Inspiração, e sobre os meios pelos quais Deus revela a Verdade.

2. Saiba que não há iluminação que venha de fora: o segredo das coisas é revelado de dentro.

3. De fora não vem nenhuma Revelação Divina: mas é o Espírito interior quem a testemunha.

4. Não pense que lhe digo algo que já não saiba: pois, a menos que você saiba, não lhe pode ser dito.

5. Àquele que possui é dado, e ele o tem em abundância.

6. Ninguém é profeta, a não ser aquele que sabe: o instrutor do povo é um homem de muitas vidas.

7. Conhecimento inato e percepção das coisas, essas são as fontes da revelação: a alma do homem o instrui, já tendo aprendido pela experiência.

8. Intuição é experiência inata; aquilo que a alma sabe dos idos e antigos anos.

9. E a Iluminação é a Luz da Sabedoria, pela qual o homem percebe os segredos celestiais.

10. Essa Luz é o Espírito de Deus dentro do homem, mostrando-lhe as coisas de Deus.

11. Não pense que lhe digo algo que ainda não saiba; tudo vem de dentro: o Espírito que informa é o Espírito de Deus no profeta.

12. O que, então, você pergunta, é o Médium? E como devem ser consideradas as declarações de alguém falando em transe?

13. Deus não fala através de nenhum homem da maneira que você supõe; pois o Espírito do Profeta contempla Deus com os olhos abertos. Se ele entra em um transe, seus olhos estão abertos e seu homem interno sabe o que é falado por ele.

(p. 5)

14. Mas, quando um homem fala sobre aquilo de que nada sabe, ele está obsedado: um espírito impuro, ou um espírito cativo, entrou nele. (1)

15. Existem muitos desse tipo, mas suas palavras são como as de alguém que não sabe: esses não são profetas, nem inspirados.

16. Deus não obseda homem algum; Deus é revelado: e aquele a quem Deus é revelado, fala aquilo que sabe.

17. Cristo Jesus (2) compreende Deus; ele sabe aquilo acerca do que dá testemunho.

18. Mas os que são médiuns proferem em transe coisas sobre as quais não têm conhecimento, e das quais seus próprios espíritos não estão informados. São obsedados por um espírito divinatório, um espírito estranho, não o deles próprios.

19. Tenha cuidado com os espíritos desse tipo, pois falam muitas mentiras e são enganadores, trabalhando frequentemente por motivo de ganho ou de prazer: eles são um pesar e uma armadilha para os fiéis.

20. A inspiração pode de fato ser mediúnica, mas é consciente; e o conhecimento do profeta o instrui.

21. Embora fale em êxtase, ele não profere nada que não saiba.

22. Vós que sois um profeta (3) tivestes muitas vidas; sim, ensinastes muitas nações, e estivestes diante de reis.

23. E Deus vos instruiu nos anos que se passaram; e nas pretéritas eras da Terra.

24. Por meio da prece, do jejum, da meditação, e por meio da busca dolorosa vós alcançastes aquilo que conheceis.

25. Não há conhecimento que não seja obtido pelo labor: não há intuição que não seja fruto da experiência.

26. Estivestes pelas colinas do Oriente: e segui vossos passos no deserto. Estivestes adorando ao amanhecer: e observei vossas noites de vigília nas cavernas das montanhas.

(p. 6)

27. Vós conquistastes com paciência, ó profeta! Deus vos revelou a verdade desde o interior.

 

Parte 2

 

Uma Profecia do Reino da Alma, Misticamente Chamado de o Dia da Mulher. (1)

 

1. Agora lhe mostro um mistério e uma coisa nova, que é parte do mistério do quarto dia da criação.

2. A palavra que virá para salvar o mundo será proferida por uma mulher.

3. Uma mulher conceberá e trará à luz as boas novas da salvação.

4. Pois o Reino de Adão está chegando ao fim e Deus coroará todas as coisas com a criação de Eva.

5. Até agora o homem esteve só e tem tido domínio sobre a Terra.

6. Mas quando a mulher for criada, Deus lhe dará o reino e ela será a primeira a reger e a mais elevada em dignidade.

7. Sim, a última será a primeira e o mais velho servirá ao mais jovem.

8. De forma que as mulheres não mais lamentarão sua condição feminina; mas os homens, ao contrário, dirão: “Ah, quem dera tivéssemos nascido mulher!”

9. Pois o forte será rebaixado e o humilde será exaltado em seu lugar.

10. Os dias da aliança da manifestação estão chegando ao fim: é chegado o evangelho da interpretação.

11. Nada de novo será dito, mas aquilo que é antigo será interpretado.

12. De modo que o homem, o que manifesta, deixará sua posição; e a mulher, a que interpreta, trará luz ao mundo.

13. Dela é o quarto ofício: (*) ela revela aquilo que o Senhor manifestou.

14. Dela é a luz dos céus e o mais brilhante dos planetas dentre os sete sagrados.

15. Ela é a quarta dimensão; os olhos que iluminam; o poder que atrai interiormente para Deus.

16. E tem início seu reino; o dia da exaltação da mulher.

17. E seu reino será maior do que o reino do homem, pois Adão será rebaixado e ela terá domínio para sempre.

18. E ela que está só, trará mais crianças para Deus do que a que tem marido.

19. Não haverá mais acusação contra as mulheres, mas a acusação será contra os homens.

20. Pois a mulher é a coroa do homem, e a manifestação final da humanidade.

21. Ela está o mais próximo do trono de Deus, no momento em que for revelada.

22. Contudo, a criação da mulher ainda não está completa: mas estará completa no tempo que se aproxima.

23. Todas as coisas são vossas, ó Mãe de Deus: todas as coisas são vossas, ó Vós que vos elevastes do mar; e Vós tereis domínio sobre todos os mundos.

 

NOTAS

 

(4:1) Paris, 7 de fevereiro de 1880. Esta parte e a Parte II são mencionadas em Life of Anna Kingsford, Vol. I, pp. 330-336.

(5:1) Por “cativo”, neste contexto, entende-se a alma aprisionada no astral, e incapaz de transcender esse nível. (Letter of E.M. in Light, 1894, p. 478).

(5:2) Aqui se refere ao Cristo Jesus interior, ou à natureza humana regenerada, em quem quer que essa regeneração ocorra. E.M.

            No artigo Mysticism, em The Unknown World, 1894, p. 79, Edward Maitland diz: “Foi a este princípio [que existe em todos os homens de acordo com o grau de sua regeneração], que São Paulo se referia quando, ao olhar além do ‘Cristo segundo a carne’, insistiu no ‘Cristo que se forma no interior’, como agente da salvação”, e “o único caminho da salvação” – em oposição à doutrina sacerdotal da “salvação por Substituição [ou Vicária]”. S.H.H.

(5:4) Essa descrição pode ser compreendida como “um atributo para o profeta em geral” (Life of Anna Kingsford, Vol. I, p. 333).

(6:1) Paris, 7 de fevereiro de 1880. Ver nota para a Parte I. Essa Iluminação não se refere a pessoas, mas a princípios – e.g., o “homem” e a “mulher” da mente são o intelecto e a intuição, respectivamente; e, enquanto “Adão” é o velho Adão dos sentidos, “Eva” é a alma. S.H.H.

(6:*) N.T.: Os três ofícios atribuídos a Jesus são: o de Profeta, o de Sacerdote e o de Rei.

 

 

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