Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 35 - Oração - 2   Seguinte: 37 - A Destinação desses Escritos

 

 

Tradução: Daniel M. Alves –
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 70)

TRIGÉSIMO SEXTO DIA

 

A Verdadeira Consciência

 

           Espírito que fala: Você não deve estar tão envolvido com as coisas do mundo. Não podemos fazer nada para ajudá-lo a escrever

(p. 71)

nessas ocasiões. Não procure a companhia dos materialistas. Eles apenas enfraquecem sua fé, e você ainda não está forte o bastante para ajudá-los.

 

            Nós gostaríamos de lhe proteger das tentações do mundo, e de elevá-lo acima de seu eu inferior. Se você entrar no mundo e se envolver novamente com ele, nos termos do próprio mundo, não teremos nenhum poder para trabalhar através de você.

 

            Você não evitou sempre o mundo, principalmente sob a nossa influência?

 

            Busque o dever, e não busque o prazer, o qual não tem nada de felicidade duradoura. Busque o pensamento, busque Deus, e busque apenas as ações que neles estejam baseadas.

 

            Houve desperdício de tempo essa manhã, seus pensamentos estavam distraídos, e podemos não esperar por seus caprichos.

 

            Tente, ó tente e compreenda a vasta importância de nosso trabalho para o mundo, e ore ao Altíssimo Deus pela remissão de sua falta de fé e vaidade.

 

            Se quer mesmo que trabalhemos cada vez mais intensamente através de você, deve abrir mão de todas as outras coisas, exceto o esforço de praticar na sua vida diária, em todas as horas de sua vida, a bondade, a caridade, a justiça e o amor de Cristo.

 

            As primeiras horas da manhã têm muitas vantagens para esse trabalho. É mais calmo nesse horário, e a quietude possui um efeito importante sobre o nosso trabalho. Você está descansado, e a prática de começar o dia com oração ao Mais Elevado, e com influência sagrada ao seu redor, é extremamente valiosa.

 

            Do mesmo modo, a renúncia de seus interesses pessoais é do mais alto valor pra você, e se você é forte na fé e no amor, nenhum mal advirá, mas apenas o bem se desenvolverá dessa prática de levantar-se cedo.

 

            Não se preocupe com o futuro, nós cuidaremos disso; lhe falaremos conforme exigir a situação, como as necessidades futuras poderão ser asseguradas, sem nenhuma desvantagem para você, ou para os outros ao seu redor.

 

            (Em resposta a uma pergunta.)

            Você tem medo dessas visões porque não está totalmente livre da influência de espíritos maus, que estão lutando conosco para controlá-lo.

 

(p. 72)

            (Em resposta a uma pergunta.)

            Deus está em toda a parte, mas não é possível Sua manifestação como o Absoluto, como a Origem de tudo, de uma forma que possa ser percebida.

 

            Mesmo para nós isso é assim, e para você muito mais ainda. Você verá Deus em todos os lugares à sua volta, na Natureza, em si mesmo, em seus companheiros, e em todas as coisas, mas não poderá sequer conceber a Deus separado desses fenômenos.

 

            A manifestação mais elevada de Deus que o homem tem conhecimento na Terra é a Luz de Cristo e a Vida de Cristo, (1) e não são essas desprezadas pelos homens?

 

            (Em resposta a uma pergunta.)

            Um verdadeiro profeta deve sempre ser alguém que aplique seu ensinamento à sua própria vida na Terra.

 

            (Em resposta a uma pergunta.)

            Não ousamos lhe dar mais até que você tenha assimilado em seu próprio corpo e em sua própria vida aquilo que já tem.

 

            São de pouca valia para suas vidas terrenas as especulações curiosas e os detalhes minuciosos acerca de uma vida que, em sua plenitude de glória, é incompreensível para suas atuais faculdades espirituais pouco desenvolvidas. Suas vidas terrenas são, apesar de tudo, as vidas para as quais vocês estão adaptados em suas atuais condições, e são as vidas que clamam bem alto por reconstrução sobre uma base espiritual.

 

            A Terra deve sempre ser o jardim-viveiro de suas almas.

 

            Não auxiliamos a Terra com o intuito de que ela possa deixar de ser a Terra, e a humanidade possa se tornar alguma outra “espécie”. Servimos a Terra com o objetivo de que a Terra possa desenvolver sua verdadeira qualidade de ser Terra, e a espécie humana possa desenvolver sua verdadeira humanidade, e que essas possam ser construídas sobre Cristo, a Pedra Angular, a qual tem sido e ainda é rejeitada pelos construtores.

 

            É unicamente nesse sentido que a Terra pode tornar-se o Reino do Céu; sendo o Céu sempre entendido pelo homem como aquela condição do ser consciente onde

(p. 73)

prevalece perfeita harmonia, e onde a consciência espiritual, a Consciência Original, regula e dirige todas as outras formas de consciência, e todas as outras condições de ser.

 

NOTA

 

(72:1) N.Ed.: Também no sentido de Luz-crística e Vida-crística, ou seja, não apenas a Luz e a Vida de um ser em particular, mas a Luz e a Vida que tenham essa qualidade “crística”, em estatura e glória divinas. Como na expressão do Apóstolo, “o Cristo em vós, a esperança de glória”.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 35 - Oração - 2   Seguinte: 37 - A Destinação desses Escritos