Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 26 - Cristo, o Modelo Eterno   Seguinte: 28 - Jesus o Veículo, Cristo o Conteúdo Espiritual

 

 

Tradução: Daniel M. Alves –
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 51)

VIGÉSIMO SÉTIMO DIA

 

Materialismo e Descrença Devido à Carência de Faculdades

 

            1. (*) Espírito que fala: Você não pode tornar a verdade espiritual clara ao materialista porque ele não reconhece a faculdade dentro de si mesmo por meio da qual a verdade espiritual é apreendida.

 

            A verdade espiritual não é apreendida pelo intelecto sozinho.

 

            O intelecto é de natureza semelhante aos órgãos dos sentidos desenvolvidos através do reino orgânico, e sua nutrição depende de faculdades perceptivas do corpo e do cérebro. Ele não é um órgão do indivíduo permanente no homem. Ele é material em sua essência, e não está em harmonia com aquilo que é espiritual.

 

            Se a religião tivesse se mantido em seu próprio domínio, se tivesse proferido ao homem a verdade espiritual apreendida através das faculdades espirituais, ela teria apelado à mais elevada inteligência do homem como verdade; e o materialismo – que também cumpre o papel de banir a falsa religião – não poderia ter existido.

 

            Ao se distanciar de sua verdadeira esfera a Religião se tornou um amontoado de inconsistências e falsidades; impura prole bastarda nascida do intelecto e dos desejos materiais do homem. Isso ocasionou sua queda do trono que deveria ocupar na Terra.

 

(p. 52)

            (Em resposta a um pergunta)

            2. Você não pode avançar, pois não podemos te dar mais neste momento, até que sua mente tenha compreendido e assimilado a verdade que você já possui, e até que você tenha atingido uma mais verdadeira fé evidenciada na ação.

 

            Nós não somos você. Você não está fazendo isso, e nós lhe provaremos no devido tempo que esse é o trabalho de outras pessoas que não você.

 

            Não podemos lhe dar manifestações materiais nesse momento, mas o faremos em breve, quando sua fé estiver mais forte, e quando você puder com mais confiança se entregar em nossas mãos.

 

            Deus trabalha na ordem, e todo crescimento é uma coisa de Deus. Você não pode crescer como se por milagre. A fé, e os resultados que fortalecem a fé, vêm apenas através de contínuo esforço.

 

            Ponha fé e plena confiança em Deus em tudo o que fizer, sempre mantendo em sua própria mente o Cristo como a manifestação da vida perfeita do homem na Terra, nunca duvidando de Deus, em momento algum.

 

            A fé não cresce por milagres e maravilhas, mas pelo esforço do próprio homem, e nenhuma maravilha ou milagre pode dar fé a você. Apenas a ação devotada pode alcançar a fé; é apenas vivendo como Cristo que se pode realizar o Cristo.

 

            3. Há uma verdade eterna subjacente ao incessante pedido de Cristo de que os homens creiam antes que possam receber alguma coisa, quer através da oração, quer pelo poder do divino em si mesmo. E isso nós poderemos explicar-lhe mais completamente quando tiver alcançado mais fé dentro de você.

 

            Em sua luta com a dúvida, havendo a dificuldade de agir, ore acreditando que receberá. Se você orar por mais amor, por mais semelhança ao Cristo, por mais fé, não tenhais dúvida que todos vós recebereis.

 

            A oração é um outro termo para capacitação, (*) e a oração que capacita é a única respondida, porque ela traz dentro de si sua própria resposta. Se os homens ao menos compreendessem esse importante fato, não poderiam mais tolerar suas próprias cegueiras e a cegueira ao seu redor, mas com esforço poderoso e coordenado para capacitarem a eles mesmos com a visão, eles se livrariam da terrível doença; e a

(p. 53)

venda que vemos cairia de seus olhos, e lhes revelaria o Céu e a Terra como verdadeiramente são.

 

NOTAS

 

(51:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.

(52:*) N.T.: Optamos por essa tradução (capacitação) para o termo “possession” (posse), devido ao uso do verbo “possess” (possuir), no mesmo parágrafo, em “to possess themselves of sight” (capacitarem a eles mesmos com a visão).

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 26 - Cristo, o Modelo Eterno   Seguinte: 28 - Jesus o Veículo, Cristo o Conteúdo Espiritual