Índice Geral das Seções Índice da Seção Atual Índice da Obra Anterior: 25 - Coragem Nascida da Fé e do Amor Seguinte: 27 - Materialismo e Descrença Devido à Carência de Faculdade
Tradução: Daniel M. Alves –
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse
arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa
notificação de propriedade seja deixada intacta.]
(p.
49)
VIGÉSIMO SEXTO DIA
Cristo, o Modelo Eterno
(Em resposta a uma pergunta).
1. (*) Espírito que fala: Você compreenderá o Livro das Revelações algum dia, mas agora não podemos usar sua mente para explicar-lhe. Tenha fé, se esforce para nos ver, para nos ouvir. É uma pena, mas é a fraqueza de seu empenho, de sua fé,
(p. 50)
que impede você e todos os homens de nos ver, de nos ouvir, de conviver conosco em suas vidas diárias.
2. Não pense que nos dirigimos apenas aos que se assemelham a Cristo, aos santos, aos que são bons. Nos dirigimos a todos os que nos ouvem, auxiliamos todos os que olham para o alto e precisam de ajuda. O Salvador da Terra, Jesus Cristo, veio primeiro aos pecadores, àqueles que viviam em trevas; nós também, seus servos, seus emissários, buscamos aqueles que estão desencaminhados, falamos a todos que precisam de nossa ajuda.
3. Que nós falemos através de você ou de qualquer outra mente, não deve ofender ninguém. A carne nada aproveita. As palavras de Cristo que nós re-pronunciamos, elas são espírito, são vida. [João 6:63] Mas, será que não ouvimos seu pedido de toda uma vida por auxílio? Não tem sido a escuridão sentida de sua alma um meio pelo qual nós podemos revelar a Luz?
4. E o mesmo vale para todos os homens. Quanto maior a escuridão, maior a necessidade de luz – maior a luz.
Ignorante de que ação pecaminosa significa escuridão, ausência de Deus, e necessidade de luz, e de que a misericórdia de Deus é infinita, a humanidade com freqüência se surpreende de que os piores pecadores da terra têm vislumbres de profundo sentimento religioso, recebem luz além de suas ações. Que esse profundo sentimento religioso naqueles que vivem em escuridão ou pecado seja usado como um argumento contra a verdade espiritual, também é resultado da ignorância do homem.
Será tão somente quando o homem compreender no mistério de muitas vidas, que todos os homens uma vez necessitaram de luz, que todos da mesma forma uma vez viveram na escuridão e se desviaram de Deus, que o coração do homem irá em direção ao seu irmão mais fraco para erguê-lo suavemente do pecado e da tristeza.
Ele, então, com Cristo manifestará divina consolação e encorajamento para aqueles que são menos adiantados do que ele em sua ascensão a Deus, relembrando de sua própria necessidade passada de amor e de luz. Então verdadeiramente os seus padrões de boa vontade para com os homens, os seus ideais de justiça e caridade serão estabelecidos sobre as bases que Cristo ensinou e profetizou. Somente então vocês obterão o poder divino, porque esse é luz divina, para lidar com pecadores.
Na dureza
(p. 51)
de seus
corações, na escuridão e loucura de suas superstições, vocês acreditam que o amor do
Cristo pelos pecadores, que sua determinada oposição à condenação feita pelo
mundo a eles reside na fraqueza do próprio Cristo, na sua falta de julgamento
correto, pois se assim não fosse você praticariam aquilo que ele ensinou.
Vocês não compreendem que Cristo era o eterno Modelo de hombridade na Terra, plenamente inspirado pelo espírito de infinita sabedoria e infinito amor de Deus, e que esse modelo uma vez exaltado, sendo Verdade e Fato, deve atrair para si todos os homens. Não podeis compreender o pleno significado disso.
Julgais o Cristo porque vós mesmos sois desprovidos de bom julgamento. “Buscai as Escrituras, pois nelas pensais ter vida eterna, e nelas estão aqueles que dão testemunho” dessa verdade, dessa qualidade de Cristo no homem. [João 5:39]
NOTA
(49:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.
Índice Geral das Seções Índice da Seção Atual Índice da Obra Anterior: 25 - Coragem Nascida da Fé e do Amor Seguinte: 27 - Materialismo e Descrença Devido à Carência de Faculdade