Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra Atual   Anterior: Índice e Principais Assuntos dos Capítulos   Seguinte: II - Denúncia do Sacerdotalismo, sua Tripla Fundamentação

 

 

 

I.

 

Distinção entre o Esotérico e o Eclesiástico

 

 

            O “Novo Evangelho da Interpretação, acreditamos resolutamente, pode atender àquela que é sem sombra de dúvida a mais urgente necessidade da época atual. 

 

            Essa necessidade surge da flagrante total inadequação da apresentação dos ensinamentos da religião e da filosofia, que até o momento estão em voga. Trata-se da necessidade de um sistema de pensamento, de uma norma de vida e de uma meta de aspiração que – por sua capacidade de satisfazer absolutamente aos mais elevados ideais intelectuais, morais e espirituais do homem – deve constituir de forma completa uma perfeita doutrina de vida. Uma tal doutrina capacitaria o homem – por meio de seu genuíno esforço em observá-la – tornar-se o melhor que ele tem em si para se tornar, com vistas à realização daquilo que é, necessariamente, o desejo supremo de todo indivíduo lúcido e inteligente, isto é, o transformar sua existência na realização da meta mais elevada, no longo prazo.

 

            A doutrina que preenche essas condições pode ser encontrada na Bíblia e no Cristianismo, quando interpretados esotericamente, e, portanto, quando interpretados segundo a visão e os princípios definidos e prescritos nas Escrituras, e não conforme apresentados eclesiasticamente até os nossos dias. Pois, enquanto as Escrituras insistem na importância do Espírito e da Essência, fazendo desses o “Sangue e a Água” da vida divina, e enquanto as Escrituras apelam para a compreensão, o Sacerdotalismo – reduzindo a nada as mais vigorosas afirmações das Escrituras – se apóia na Letra e na Forma, materializa a verdade e – insistindo no Inexplicável – nega a Compreensão, e apela para a Autoridade.

 

            Ao fazer isso, o Sacerdotalismo se opõe frontalmente às Escrituras quanto à doutrina e à prática, e não menos do que isso quanto ao método. Pois ele representa de forma tão equivocada o Cristianismo até o ponto de o destituir de toda semelhança com a religião do Cristo, tornando o Cristianismo, sob todos os aspectos concebíveis, num obstinado e irreconciliável oponente da religião do Cristo.

 

            De modo que se pode afirmar com absoluta certeza que, admitindo que o Cristianismo possua o poder para regenerar o mundo, a responsabilidade por seu fracasso em fazê-lo e, consequentemente, pela degradação e sofrimento do mundo, não repousa nem no Cristianismo nem no mundo, mas sim no Sacerdotalismo.

 

            Mas não necessariamente, portanto, com os eclesiásticos. Esses, como regra, herdaram o sistema estando inconscientes quanto à sua real natureza e origem, e visam o bem com o qual ele está relacionado; e de acordo com suas melhores luzes eles se empenham diligentemente em fazer com que ele sirva a fins elevados. 

 

            Mas, como agora já se trata de um segredo que foi exposto às claras, eles foram terrivelmente oprimidos – e nunca tanto como agora – por sua inaptidão em reconciliá-lo com o caráter e com o ensinamento de Cristo, ou mesmo com suas próprias percepções sobre a bondade e a verdade.

 

            E não há classe para a qual a Nova Interpretação apele com mais profunda simpatia, ou com mais ardente antecipação de alegria e gratidão de parte deles, por ser ela o meio pelo qual se coloca diante deles o ensinamento que eles mesmos representam. Uma vez que essa doutrina lhes permite, ao mesmo tempo em que mantém tudo aquilo que julgam como sendo realmente valioso, se desfazerem de tudo aquilo que até aqui tem sido simplesmente um ultraje à razão e uma ofensa à consciência e, portanto, um fardo pesado de carregar.

 

            Pois, de tudo isso, a verdade – conforme foi finalmente desvelada e exposta – os libertará por completo; ao demonstrar que Cristo é de forma muito real, e em um sentido que de longe supera tudo o que foi até aqui imaginado, aquilo que Seu nome de Jesus significa: o Libertador.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra Atual   Anterior: Índice e Principais Assuntos dos Capítulos   Seguinte: II - Denúncia do Sacerdotalismo, sua Tripla Fundamentação