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(p. 12)
IV.
A Bíblia Insiste
no Sentido Esotérico
1. (*) Vamos, inicialmente, defender – a partir da própria Escritura – a afirmação da existência de um
sentido esotérico, o qual a Escritura insiste como sendo seu sentido verdadeiro
e divinamente designado.
A própria necessidade de tal defesa é por si só uma prova concreta, não apenas da maneira inadequada, mas também injusta com que a Escritura tem sido tratada por seus expositores oficiais.
Que essa defesa seja algo necessário fica demonstrado, indiscutivelmente, pela acusação de blasfêmia que os expositores oficiais costumam levantar contra os que advogam um sentido esotérico. Essa acusação é feita com o argumento de que tal sentido visa “desviar a Escritura de seu sentido óbvio”. Ou seja, defendem o sentido “óbvio”, a visão superficial, e não o sentido espiritual, até rotulando seus escritores de insanos por atribuírem um sentido diferente do óbvio! Como se as coisas espirituais pudessem ser “óbvias” para a visão superficial!
Nesse ponto os literalistas demonstram que são incapazes de compreender que tentar transformar o sentido “óbvio” da Bíblia em seu sentido real significa destruí-la enquanto uma Bíblia, ou um livro da alma; uma vez que como livro da alma ela deve apelar à alma e não aos sentidos; e deve se referir não a pessoas, coisas e eventos pertencentes ao plano físico, mas a princípios, processos e estados puramente espirituais – ainda que expressos em termos derivados do plano físico – usando pessoas, coisas e eventos tão somente como forma de ilustração.
2. Os literalistas falham, além disso, em ver que – diante do fato
de que todas as Escrituras antigas foram escritas de forma similar, ou seja, por
meio de símbolos, parábolas e alegorias – insistir que a Bíblia tenha sido
concebida literalmente é torná-la absolutamente diferente de todos os outros
livros de sua ordem. As seguintes são algumas das passagens em que nos baseamos:
–
3. “Tu verás o meu
dorso”
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(os revestimentos usados como coberturas externas do santuário, e
o material dos
livros), “mas Minha face tu não verás” [Êxodo 33:23].
(Nessa passagem Moises é informado que apenas o sentido externo, e não o
verdadeiro sentido da Palavra Divina, seria
reconhecido em sua época, pela razão dada a seguir: “a dureza do coração dos
homens”.)
4. “Moisés não lhes deu
o pão do céu,” – (o alimento da compreensão). [João 6:32].
5. “Mesmo até nossos
dias, quando Moisés é lido, o véu está sobre seus corações. No entanto (...) ele
será removido” [2 Coríntios
3:15-16].
6. “Ele tira o primeiro,
para que ele possa estabelecer o segundo” [Hebreus 10:9].
7. “E eles (os Levitas e
Anciões) leram no livro, na lei de Deus, com uma interpretação, e fizeram com
que eles (o povo) compreendessem a leitura” [Neemias
8:8].
8. “E o coração bom, ou
compreensivo (Caleb)
disse, aquele que derrotar a cidade (ou sistema) da
letra (Quiriate-Sefer) e a
conquistar, a ele concederei o Rasgar do Véu (Acsa),
minha filha, por esposa.”
9. “E
o homem forte de Deus (Otniel) tomou-a, e ele concedeu-lhe o Rasgar do Véu, sua
filha, por esposa.
10. (E ela lhe trouxe
como dote “as fontes superiores e inferiores”, uma expressão de uso
frequete nas Escrituras para significar a satisfação de necessidades
espirituais.)
11. “E aquilo que antes
era chamado de a cidade, ou o sistema da letra, foi depois disso chamado de a
Palavra (Debir)” [Josué 15:15-19].
12.
“Falamos teosofia (theou Sophia) em um mistério, até
mesmo a sabedoria oculta (de Deus).
13. “Sabedoria dentre aqueles que são perfeitos (literalmente, maduros, implicando iniciados). (...), aos outros falamos como crianças pequenas” [1 Coríntios 2:6 e 1 Coríntios 3:1]
14.
“Tais coisas (no livro de Moisés) são uma alegoria;
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pois há duas alianças: uma é a do Monte Sinai, que gerou enquanto cativa, que
é Agar” (a estrangeira que deve ser descartada como alheia à alma e ao
verdadeiro sentido) [Gálatas 4:24].
15.
“Mas Jerusalém, que pertence ao alto (a doutrina perfeita, contida nos sentidos
internos) é livre, a qual é a mãe de nós todos.
16. “Mas o que diz a
Escritura? Expulse a mulher cativa (o sentido literal) e seu filho” (a falsidade
gerada a partir desse sentido) [Gálatas 4:24-30].
17.
“Não percebeis ainda, tampouco compreendeis? Tendes vossos corações
endurecidos?
18.
“Tendo olhos, não vedes? Tendo ouvidos, não escutais, e não vos lembrais?
19. “Como é que não
compreendeis?”
20. “Prestem atenção;
acautelem-se do fermento dos fariseus” (literalismo e formalismo), “e do fermento de Herodes” [Mateus
16:6] (o Sacerdotalismo, que é sempre o assassino da intuição pura, e, por
conseguinte, isso o assassino da inocência no homem. Tanto a palavra quanto o
fato indicam Herodes como idêntico à Serpente do Éden).
21. “Ó tolos e lerdos de
coração para crerem em tudo o que os profetas falaram. (...) E começando por
Moisés e todos os demais profetas, ele interpretou para eles em todas as
Escrituras as coisas que diziam respeito a ele próprio” [Lucas 24:27]. (Pouco ou nada disso aparece numa leitura superficial
dos livros mencionados.)
22. “Ai de vocês
advogados (Sacerdotes)”! “Pois vocês jogaram fora a chave do conhecimento (Gnosis); vós mesmos não adentraram, e aqueles que teriam adentrado vocês os tem
impedido” [Lucas 11:52]. (Dirigido ao Sacerdotalismo
de todos os tempos.)
23. “Mas isso eu (Paulo)
confesso a vós, que segundo a maneira com que eles” – os sacerdotes, meus
acusadores – “chamam de heresia, assim louvo eu o Deus de meus pais, acreditando
em coisas que estão escritas na lei e nos profetas” [Atos, 24:14].
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24.
Pois, como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive,
assim também será o Filho do homem para esta geração” [Lucas
11:30] (Pois o engolir Jonas pela baleia representou a supressão da verdadeira
doutrina pelo Sacerdotalismo de seu tempo, e sua expulsão [de dentro dela],
representou a restauração dessa doutrina, por meio da qual a Igreja foi liberta
para cumprir sua missão, e assim seria Cristo uma demonstração individual dessa
doutrina para o mundo, a despeito de sua supressão pelo Sacerdotalismo de Seu
tempo.)
25. “Se viverdes segundo
a carne, morrereis.” [Romanos
8:13]
26. “Daqui em diante,
não conhecemos nenhum homem segundo a carne; sim, ainda que tenhamos conhecido a
Cristo segundo a carne, no entanto, agora e daqui em diante já não O conhecemos
mais.” [2 Coríntios 5:14].
(A carne denota aqui o sentido literal e pessoal, em distinção à verdade
espiritual representada por Cristo, a saber, a doutrina da salvação pela
regeneração como o caminho único para todos.)
27. “Se Davi então o
chamou de Senhor, como é ele seu Filho?” [Mateus 22:45].
(Um exemplo da confusão causada por se entender como sendo pessoas onde
princípios era o significado pretendido).
28. “Dê a César as
coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus” [Mateus 22:21]. (Essa é uma injunção que se dá em razão de se
atribuir o devido valor relativo aos dois sentidos das Escrituras, em distinção
à preferência exclusiva pelo sentido superficial.)
29. “Compreendeis o que
ledes?” “Como poderia eu compreender a menos que alguém me orientasse?” [Atos
8:30-31].
30. “Sois um Mestre de
Israel e não conheceis essas coisas?” [João 3:10].
(Essa é uma reprimenda dirigida ao Sacerdotalismo de todas as épocas devido a
sua cegueira quanto à doutrina espiritual da regeneração, e sua preferência pela
doutrina sacerdotal do sacrifício vicário, enquanto que o próprio Jesus foi o
categórico e típico exemplo da doutrina espiritual da regeneração.)
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31. “Abre meus olhos de
modo que eu possa perceber as coisas maravilhosas contidas na tua lei!” [Salmos
119:19]
32.
“Mistério; Babilônia a grande; a mãe das prostitutas e das abominações da
terra.” [Apocalipse 17:5]. (Essa é uma denúncia feita por Jesus, falando por
seu “Anjo” através de “João o Divino”, contra o Sacerdotalismo como sendo a
“Mulher Escarlate”, por negar ao homem a faculdade do entendimento, ao insistir
na autoridade como o critério de verdade, e fazendo com que o Mistério consista
em algo que transcende e contradiz a razão, ao invés de simplesmente requerer
que a razão seja aplicada a um plano mais elevado, uma vez que é espiritual;
falsificando, portanto, a doutrina totalmente razoável, representada por Jesus.)
NOTA
(12:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.
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