Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 8 - (a) Comunhão de Almas, (b) Jesus o Homem   Seguinte: 10 - Personalidade

 

 

Tradução: Marly Winckler
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 16)

NONO DIA

 

O Espírito Santo

 

           1. (*) (Em resposta a uma pergunta).

           Espírito que fala: Os anjos te darão força se fortaleceres tua fé e deixares o Espírito Santo te inspirar a escrever.

 

            2. Deves ter fé no poder dos que estão acima e que tentam te ajudar. Não podes ser o receptáculo de tudo o que Deus quer para ti enquanto persistires em duvidar de tudo o que Ele te mostra.

 

           3. O céu é azul e o sol brilha, mas se os homens ficam dentro de um recinto escuro não podem contemplar nenhum dos dois; o mesmo acontece com o céu e o sol espirituais, que existem mais verdadeiramente do que as aparências do mundo fenomênico a que chamam de natureza.

 

           4. Pergunta: O que quer dizer com o Espírito Santo me inspirar a escrever?

 

           5. Resposta: O Espírito Santo não é uma pessoa imensamente distante da terra e de todas as coisas da terra. Ele permeia tudo, e é como seu éter, como a luz do sol, penetrando e vivificando tudo, exceto onde a consciência do homem persiste em excluí-lo.

 

            6. (Em resposta a uma pergunta).

            É melhor para você escrever livremente, e deixar tua mente livre para receber as influências que vertemos sobre ela, do que hesitar e resistir aos pensamentos e palavras que pareçam tolos e sem valor. Certamente, podes usar o teu poder de análise e discernimento para dar forma permanente a esse escrito. Por enquanto Nós podemos apenas trabalhar através de ti. As sombras,

(p. 17)

as dúvidas, as incertezas, as próprias expressões de crítica a nossas palavras e a nosso trabalho, essas devem ser enfrentadas e respondidas assim que surgem, e isso muito nos impede; mas somente assim poderemos satisfazer tua própria alma quanto às verdades que nós vemos, mas que ainda buscas tateando. Somente assim pode nosso poder ser aumentado, e tua maior receptividade em responder nos auxiliar em nosso trabalho.

 

            7. Tua mente não é como um bom material sobre o qual possamos trabalhar da melhor maneira que acharmos. A todo o momento temos que lutar contra as tendências preconcebidas que ela desenvolveu, e o direcionamento que ela já tomou. Palavras erradas e expressões erradas ocorrerão, as quais deves erradicar.

 

            8. Deixe que apenas o sentido geral do que dizemos te guie; já quanto à forma particular na qual somos obrigados a estruturar essa mensagem, essa podes corrigir com o teu próprio senso interior de Verdade. Com o passar do tempo os resultados serão mais satisfatórios, e não olharás para essas horas como um tempo perdido.

 

            9. Essa é a preparação de tua mente para a recepção das verdades de Cristo, adaptadas à inteligência da época em que vives. Todos os homens poderiam receber essas verdades se saíssem da escuridão e da limitação auto-impostas, nas quais os sentidos e a matéria os aprisionam.

 

           10. Pergunta: Mas isso não nos tornaria todos sonhadores e idealistas, em vez de homens e mulheres práticos, que lidam com os males do mundo na medida em que surgem?

 

           11. Resposta: Não. A prática [que surgiria dessas verdades] despertaria e sacudiria a terra com seu poderoso significado. Não haveria mais separação entre a realização do mais elevado e o glorioso ideal que até aqui inspirou apenas a uns poucos.

 

            Enorme, então, seria a amplitude das concepções dos homens, e poderosos seriam os frutos que delas emanariam.

 

            Pois, não são as ações frutos da idéia e da vontade do homem combinadas? Frutos magros até agora, deformidades doentias, pobres, lamentáveis, sem saúde nem vigor, discordantes entre si, não possuindo nem unidade e nem maior significado.

 

            Quando o desejo do homem estiver direcionado para o Mais Elevado, então,

(p. 18)

o Espírito Santo de Deus infundirá em sua alma sua mais sagrada Imagem [Visão]; então as ações dos homens serão verdadeiras criações de Deus, e a terra ficará repleta de suas obras prodigiosas.

 

            12. Fostes bem nessa manhã. Conseguimos controlar teus pensamentos e expressar nosso significado com mais facilidade. Sentes cansaço porque a reação da dúvida tomou conta de ti novamente. Mas coragem, tenhas fé, vamos te mostrar que somos teus amigos, e encontraremos palavras, ainda que não sejam as melhores palavras, ainda que sejam palavras capengas, para expressar o que queremos que o mundo saiba.

 

            Deus está conosco, e é a Verdade que nos esforçamos por comunicar.

 

            A Verdade caminha de mãos dadas com a Fé e o Amor, e torna-se acessível tão somente pela Esperança e pela Caridade.

 

            Nenhum homem conhece as alturas e profundidades da Verdade enquanto não vier até aqui, e não mais estiver submetido às ilusões dos sentidos e do corpo.

 

            O homem deve alcançar o Celestial antes de conhecer a Verdade. Nós explicaremos isso quando souberes mais.

 

            Parece um paradoxo dizer que Cristo Jesus conheceu a Verdade depois de dizer isso, mas assim foi. Ele teve de alcançar o Celestial para não mais ficar submetido às ilusões de qualquer tipo.

 

            13. (Em resposta a uma pergunta).

            A consciência de Deus latente em vocês pertence verdadeiramente ao Celestial, e é Celestial; não fosse assim os homens não poderiam alcançar a Verdade.

 

            Mas suas consciências, que se individualizam e se desenvolvem em sua peregrinação pela matéria, ainda não contemplaram Deus, e nessa medida a verdade lhes é distante.

 

            Na medida em que conscientemente, e por sua própria vontade, se aproximarem de Deus, a Verdade se tornará manifesta, e aquilo que Deus implantou dentro de vocês como uma semente, a terão desenvolvido em uma perfeição plena e à semelhança de Deus.

 

            14. (Em resposta a uma pergunta).

           Não busquem ainda a explicação de todas as coisas. Na medida em que vocês estiverem prontos nós ensinaremos, e mostraremos claramente, passo a passo, como crescer em direção à Verdade.

 

            Surge o amanhecer, mas

(p. 19)

vocês não podem suportar a plena luz do Sol.

 

            Não há milagres na Natureza, e tudo é Natureza. Deus é Natureza, o homem é Natureza, e tudo entre e em torno deles é Natureza.

 

            A Natureza rejeita o vácuo e tudo está repleto de Deus – Deus manifestado ao homem, e Deus não manifestado ao homem, mas ainda assim Deus através do tempo e da eternidade, através do espaço e daquilo que não é espaço.

 

            15. (Em resposta a uma pergunta).

            Deus é realmente uma palavra, como dizes, mas ela expressa tudo o que há, e como tal, é tão boa como alguma outra palavra.

 

            A idéia de que uma crença na difusão de Deus através da Natureza tende a diminuir a fé do homem em Deus como seu Pai é uma idéia completamente falsa.

 

            A impossibilidade de ter qualquer outra concepção de Deus compele o homem na medida em que ele avança em direção à luz da Verdade.

 

            16. Somente se Deus está em toda a Natureza Ele pode estar também no homem.

 

            É o amor que impeliu Deus a Se individualizar na consciência separada do homem. Mas quando o homem se aproveita de sua individualidade e liberdade para negar a existência de Deus, dentro de si e no universo que o cerca, então Deus é sacrificado pelo homem.

 

NOTAS

 

(9:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 8 - (a) Comunhão de Almas, (b) Jesus o Homem   Seguinte: 10 - Personalidade