Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 5 - Individualidade   Seguinte: 7 - Dúvida

 

 

Tradução: Marly Winckler
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 9)

SEXTO DIA

 

Oração

 

            1. (*) Espírito que fala: Você pergunta se a oração para o fortalecimento e reforço espiritual é de fato e diretamente respondida, e o que é oração?

 

            2. Oração é o direcionamento concentrado da alma no sentido da sua fonte e origem; é a intensa mobilização da visão espiritual na direção da Luz; é o brado de fé da alma naquilo que se encontra além da visão dos sentidos; o testemunho da certeza da alma de seu próprio poder de alcançar a redenção da matéria – ainda que através da matéria – e, dessa forma, a redenção do mal.

 

            Pois todo o mal jaz na negação de Deus, surgindo da falta de consciência da Existência de Deus, e, portanto, o mal se manifesta na falta de oração consciente.

 

            É tão evidente dizer que a oração é respondida, quanto dizer que um homem chega ao topo de uma montanha se a escalar o suficiente,

(p. 10)

ou dizer que um navio chega a seu destino, se navegar o suficiente de forma constante na direção desse destino.

 

            Não há mistério nem milagre na oração, nem na resposta à oração – desde que os olhos da alma sejam direcionados por tempo suficiente, ou com a persistência necessária, na direção do Ser espiritual; o qual é, ao mesmo tempo, o Ser mais real e mais consistente que há.

 

            Se focardes os olhos de vosso desejo mais íntimo, de forma isenta das considerações dos sentidos ou dos significados mundanos, na revelação DAQUILO QUE É, certamente podereis ver e conhecer a Verdade, e “A Verdade vos libertará” – vos libertará das limitações através das quais vem o mal.

 

            3. Mas no ato da mais verdadeira oração está implícita uma profunda e zelosa fé naquilo pelo que oramos.

 

            Na medida em que essa fé é consciente e, nessa mesma medida, mais potente, a alma se eleva mais rapidamente a Deus, sua meta.

 

            4. Oração não acompanhada de fé consciente é como um navio sem seu leme, virando de um lado para outro, como se incerto quanto ao destino que quer chegar.

 

            5. Suas almas anseiam por Deus, porque, por mais profundamente que possam estar imersas na matéria, elas reconhecem que não são da matéria, e que a propensão da matéria para a mudança e para a deterioração não é a sua orientação.

 

            6. O querer do homem, como um princípio humano ativo, pode ou não abafar esse clamor da alma, que encontra sua manifestação natural na oração por luz e vida espiritual; mas a menos que o homem resolutamente anule a alma em seu interior, a oração deve estar presente.

 

            7. A oração é a escada pela qual a alma se eleva persistentemente através da matéria até sua meta, que é Deus. Podemos seguir seu clamor nos esforços mudos da evolução material e animal para alcançar uma expressão mais elevada, por meio do crescente desenvolvimento da consciência.

 

            8. Aquilo que a ciência chama de “Seleção Natural”, “Seleção das Espécies”, “Descendência Evolutiva do Homem”, nada mais são que a poderosa oração ou elevação do universo na direção de sua fonte. Tais coisas são a contínua expressão da certeza de que Deus É,

(p. 11)

e de que Ele é a Suprema Consciência a partir da qual o universo emanou. São o seu poderoso esforço para ascender a essa Consciência, individualizado e purificado por seu contato com a matéria.

 

            Você nunca observou o fato comum de que a profunda tristeza do homem encontra expressão na oração, ao passo que com sua felicidade e prosperidade isso não costuma ocorrer? Você nunca se perguntou por que isso é assim, nem mesmo viu nisso evidência de que a alma do homem irá resgatar seu nascimento divino, e irá recomeçar sua escalada, sempre que estiver livre da limitação dos sentidos em súbito questionamento dos desejos terrenos?

 

            9. A intensa oração tem a mesma relação com o universo espiritual que a dor tem com o reino animal. Pois, não é a dor física o grito do animal de que tudo não vai bem, o esforço da natureza de recuperar seu equilíbrio por meio de uma poderosa manifestação de sentimento pela consciência animal? E não é a oração o clamor da alma de que tudo não está bem, o esforço da natureza espiritual de recuperar seu equilíbrio em Deus, por meio de uma poderosa manifestação de sentimento direcionada à Consciência Universal?

 

NOTAS

 

(9:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual   Índice da Obra   Anterior: 5 - Individualidade   Seguinte: 7 - Dúvida