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Tradução: Daniel M. Alves –
Revisão e edição:
Arnaldo Sisson Filho
[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

 

CAPÍTULO V

 

A Criação da Alma

 

            1. (*) A ALMA vem à existência através da polarização. O movimento rotatório, anteriormente mencionado

(p. 17)

como sendo produzido pelo Espírito dentro da Substância, dota cada partícula de matéria, não importa quão infinitamente pequena ou incorpórea, com um pólo magnético positivo e um negativo.

 

            Quando a Substância passou pela diferenciação em uma tal medida que alcançou um estágio protoplásmico, ocorre então, nas moléculas que constituem uma entidade dessa natureza, uma concentração e um ordenamento de pólos.

 

            Isso possibilita que uma corrente de energia magnética flua através do arranjo, o que resulta em um despertar da vida orgânica, em um núcleo vivo – a centelha de vida ou Alma.

 

            Desse modo nasce o Ego individual, que não é uma mera soma das consciências reunidas em uma entidade protoplásmica, mas é a essência resultante das mesmas – nascido como um sol nasce de uma nebulosa – sendo ao mesmo tempo unificação e transcendência dessas consciências.

 

            “O Espírito é, portanto, projetado para a condição de matéria a fim de que a alma possa evoluir por meio dela. A vida é a elaboração da alma através das variadas transformações da matéria. A alma é o meio no qual o espírito é individuado, e no qual ele se torna concreto. De modo que, por meio da criação Deus o Uno se torna Deus os Muitos.” (1)

 

            2. Entre as almas recém despertadas como uma entidade simples em organismos rudimentares e a Alma finalmente aprimorada até a perfeição, como um receptáculo para que o Espírito Santo habite dentro dela, há o desenrolar de um estupendo processo evolutivo, do qual se pode ter um vislumbre de alguns de seus mais óbvios meios e modos na vida e na natureza existente neste planeta. (2)

 

            Mas a evolução não é da

(p. 18)

Substância enquanto tal, uma vez que a Substância de Deus é eternamente perfeita.

 

            A evolução é o desenvolvimento ou realização no indivíduo a entidade que passa pelo processo – dos atributos inerentes à Substância.

 

            E na medida em que os atributos inerentes da Substância são divinos, a verdadeira doutrina da evolução é a doutrina da realização da divindade por meio de, e em cada individuação da Substância, quer como molécula, homem, planeta ou sistema solar.

 

            Já o poder impulsionador por trás da evolução é a predisposição e a habilidade inatas da Substância para retornar do seu estado material, manifestado e artificial como matéria, para o estado espiritual, não manifestado e normal como espírito.

 

“Conheça a Ti Mesmo”

 

            3. A alma primitiva, uma vez estabelecida como entidade – destinada por sua própria vontade, quer a se tornar perfeita, como uma expressão individual de Deus, quer a se dissolver – passa por muitas formas de vida vegetal e animal, polarizando e acrescentando continuamente a si mesma, como essência, a consciência individual que anima os elementos dessas formas.

 

            Na medida em que ela progride, se torna cada vez mais complexa em essência, muito embora o objetivo de todo seu progresso seja a unidade. Ela continua esse processo através de repetidas encarnações como o Ego do homem até que, quando ultrapassa toda necessidade de adicionais encarnações, nesse ou em qualquer outro mundo, ela se torna capaz de absoluta união com a Vontade e o Ser Divino, e “conhece Deus”.

 

            Agora, “a questão do Ego no homem é a questão de Deus no universo”. (1) O homem é compelido, como uma necessidade vital, a adquirir um supremo conhecimento. E esse é o conhecimento de seu verdadeiro e permanente Ser, pois somente isso leva à compreensão da Realidade, ou o conhecimento de Deus. Esse é o conhecimento final, a consciência derradeira de que “Tu és AQUILO”. Disso se segue que aquele que não alcançou ou, antes, não encontrou em si algum grau de consciência

(p. 19)

de sua natureza espiritual está em um estágio comparativamente elementar da real humanidade.

 

NOTAS

 

(16:*) N.T.: Essa numeração indica os parágrafos no original, em inglês.

(17:1) The Perfect Way (O Caminho Perfeito), Palestra V, parágrafos 10-11.

(17:2) A ascensão evolutiva da alma, ou individuação do espírito aprisionado à matéria, está misticamente indicada na parábola do sonho de Jacó. Desde a pedra, ou reino mineral, até o cérebro do homem adormecido há, na verdade, uma escada de muitos estágios ou gerações. Contudo, mesmo a mente humana, por sua vez, é a base de uma escada ainda mais vasta de desenvolvimento que, ao chegar aos mundos angélicos e celestiais da existência, encontra seu ápice no próprio Coração e Centro da Vida e do Ser Divino.

(18:1) The Perfect Way (O Caminho Perfeito), Palestra V, parágrafo 28.

 

 

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