Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Seguinte: I - Introdução

 

 

The Soul, and How It Found Me (A Alma e Como Ela Me Encontrou). Edward Maitland. Publicado pelo Autor. Tinsley Brothers, Londres, 1877. 307 pp.

 

            Informações: Esta era uma obra rara, bastante difícil de ser encontrada, até ser apresentada ao público nesse site. Seu conteúdo é muito importante dentro da literatura ligada ao Novo Evangelho da Interpretação, do qual Anna Kingsford e Edward Maitland foram os principais expositores, pelo menos no que diz respeito ao Ocidente.

            A seguir temos uma foto da capa original, uma foto de Edward Maitland, até então inédita na Internet, bem como as páginas de título, o Prefácio e Sumário dos Conteúdos, e os links para o texto completo da obra, ainda em inglês:

 

 

 

[clique na foto para vê-la em tamanho maior]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ALMA,

 

E COMO ELA ME ENCONTROU.

 

SENDO

 

UMA NARRATIVA DOS FENÔMENOS RELACIONADOS

COM A PRODUÇÃO DE

INGLATERRA E ISLÃ.”

 

DE

 

EDWARD MAITLAND

 

_______________

 

LONDRES:

PUBLICADO PARA O AUTOR.

TINSLEY BROTHERS, 8, CATHERINE STREET, STRAND.

1877.

[Direitos de Tradução Reservados pelo Autor.]

 

 

 

 

            “Há um corpo animal e há um corpo espiritual.” – PAULO.

 

            “E acontecerá depois que eu verterei meu espírito

sobre toda carne; e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos

anciãos  terão sonhos, vossos jovens perceberão visões.

            “E também sobre os servos e sobre as criadas naqueles dias

verterei meu espírito.” – JOEL.

 

            “E eles adoraram o dragão que deu poder à besta:

e eles adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta?

Quem é capaz de guerrear com ela?

            “E foi dado a ela uma boca que falava grandes coisas e

blasfêmias.” – JOÃO.

 

 

 

 

ÍNDICE DOS CAPÍTULOS

_____________________________

 

       PREFÁCIO (v-vii)

       RESUMO DOS CONTEÚDOS (ix-xi)

 

I.     INTRODUÇÃO (1-11)

II.    PREPARAÇÃO (12-50)

III.   COMUNICAÇÃO (51-122)

IV.   CONFIRMAÇÃO (123-161)

V.    REITERAÇÃO (162-175)

VI.   AMPLIFICAÇÃO (176-203)

VII.  CONTINUAÇÃO (204-228)

VIII. EXTENSÃO (229-294)

IX.   RECAPITULAÇÃO, DEDICATÓRIA, E CONCLUSÃO (295-307)

 

 

(p. v)

PREFÁCIO

_____________

 

            A MAIORIA das pessoas, hoje em dia, não apenas se encontram completamente não desenvolvidas em relação às regiões internas de suas naturezas, mas, mais do que isso, estão orgulhosas de assim estar. Elas estão, portanto, absorvidas pelos aspectos meramente externos e comparativamente triviais da existência. De modo que, o número daqueles capacitados para testar, por meio de sua evidência interna, a veracidade de qualquer coisa que transcenda as coisas mais comuns que possam ser colocadas diante deles – ou para julgar a verdade por meio de um apelo à consciência, diretamente e de forma independente de qualquer apelo aos sentidos  – é necessariamente muito pequeno.

 

            Daí que não haverá como escapar de que dentre aqueles que venham ler esse livro, haverá poucos para os quais a seguinte pergunta não estará continuamente recorrendo: “Será isso Realidade ou será Romance?” E os quais, consequentemente, ao chegarem ao fim, se de fato chegarem, ou fecharão o livro abdicando da capacidade de chegar a uma conclusão, ou permanecerão em suas formas anteriores de incredulidade.

 

(p. vi)

            As questões que estão em jogo, relacionadas ao conteúdo dessa obra, são tais e são tão vastas, que não apenas o mundo deve receber o mais pleno esclarecimento que ele for capaz de receber a respeito da veracidade e autenticidade dessa obra, mas é uma  obrigação para mim, como seu autor, não omitir coisa alguma que possa esclarecer o propósito para o qual foi escrito esse livro. Assim, se torna um dever fornecer não apenas qualquer garantia adicional que possa estar em meu poder, mas particularmente aquelas que possam ser fornecidas por meio de minha própria positiva afirmação.

 

            De modo que, sendo assim, o que tenho que fazer nesse prefácio, como aqui o faço, é a mais absoluta e irrestrita declaração de que o conteúdo dessa obra é, tanto no conjunto quanto em suas partes, tanto no espírito quanto na letra, inteira e incondicionalmente verdadeiro, no mais pleno e no mais amplo sentido dessa palavra, e somente no qual ela pode ser corretamente empregada por alguém, cujo principal trabalho e cuja vida tem sido uma busca, a despeito de todas as conseqüências, da mais elevada verdade e visando os mais elevados propósitos; por alguém, sobretudo, que nunca, mesmo sob as mais desafiadoras e críticas circunstâncias, tolerou por um momento sequer o obscurecimento de suas faculdades de observação ou de comparação.

 

(p. vii)

            Posso confiantemente declarar, além disso, que se fosse obrigado a aceitar para os fatos descritos nesse livro qualquer explicação ou interpretação que não fosse a que aqui se apresenta, seria para mim e para aqueles que comigo são conhecedores desses fatos, tornar a própria vida destituída de consistência e realidade, e transformá-la no sem sentido e caótico espectro, que a filosofia materialista e superficial de nossos dias tão negligentemente assume, e tão imprudentemente afirma que ela seja.

 

EDWARD MAITLAND.

            LONDRES, setembro de 1877.

 

 

[Página em branco.]

 

(p. ix)

RESUMO DOS CONTEÚDOS

__________________________________

 

CAPÍTULOS (PÁGINAS)

 

I. INTRODUÇÃO (1-11)

            Motive and purpose of the book. Appeal to two classes of objectors, religious and scientific. Superstition not a belief in the supernatural. The superstition of “science.”

 

II. PREPARAÇÃO (12-50)

            Previous lines of life and study. The search for Perfection. The nature and identity of the world’s religions. Causes of the failure to comprehend them. Their object the worship of Existence. The central fact of Existence. The Soul the spiritual sun from which all else radiates. Correspondence between the spiritual and material worlds. Solar cycles of development. The present epoch, its place and significance. Essential identity of faith and practice in all religious Mysteries, Gentile, Hebrew, and Christian. The world’s Christs. Materialism, sacerdotal or scientific, the antithesis of Pantheism and the betrayal or negation of the Soul.

 

III. COMUNICAÇÃO (51-122)

            Arrest of my work on the world’s religions. Prophetic impulses. Enhanced accessibility to ideas. From thought to sight. Revelation of the

(p. x)

World as it is. The soul in the Tree. The vision of “England and Islam.” Its interpretation. How the book was given to me. Identity of the phenomena with those of all previous revelations. “In the Spirit.” The condition abnormal but not morbid. The footprints of the Seers. Physical manifestations; the touch, the voices. The shifting of the spirit. A coadjutor provided. The vision of Jesus; and of the Zodiac. Visit form the spirit of my mother, who speaks aloud. Vision of my son. Vision of my father. Driven of the spirit. “The breath of God.” Buddha. The Neo-Platonists. Manifestations at will. Miracle no violation of natural law. The prophetic faculty. How the spirit strove with Mr. Gladstone. Visit from the spirit of Lord Amberley. Spiritual communication by means of direct action upon the organon of consciousness. Revelation of the nature of Deity.

 

IV. CONFIRMAÇÃO (123-161)

            “Ready.” A séance: “the same Spirit.” Prophetess and Seeress. “Consummatum est.” An apparition. A visit from the dead. Crucial instances. A spiritual apologue. Spirit messages. The vision of the Glasses. Spiritual recognition of Spinoza, of Swedenborg, of Hans Christian Anderssen. Our Genii. The work required.

 

V. REITERAÇÃO (162-175)

            The vision of the World’s Fall. Fragments. The vision of the Lesson of Perfection. The parson’s dream.

(p. xi)

VI. AMPLIFICAÇÃO (176-203)

            Spirit-communication, its modus. First beginnings. Line upon Line. Behind the veil. A visitation. Another. The torturer’s hereafter. The vision of the City of Blood.

 

VII. CONTINUAÇÃO (204-228)

            The vision of Creeping Things. Revelation of the spiritual significance of various orders of animals. The perfect life. Spirit messages on many subjects. Test upon test. A spirit diagnosis and prescription. “Unconscious cerebration.” An irruption of sprites. A forecast of evil, a promise, and a farewell.

 

VIII. EXTENSÃO (229-294)

            Prophecy and fulfilment. Spirit-obsession. Ministering spirits. Spirit-telegraphy. Change of scene. The promise fulfilled. Revelation of the doctrine of the Universal Soul. A message from the “Guardian of Spinoza.” New development of the Seeress’s faculty. The vision of the Apostles. The vision of the Tree, and the Origin of Evil. The vision of Creation. The vision of the World’s Religions. The vision of the Error of Paul. The vision of God and the Universe. “Science” versus Humanity. Revelation concerning the Dogma of the Immaculate Conception. A vision of the Secret of Youth. Announcement of War and Famine by the Angel of the Earth. Visions of Warning.

 

IX. RECAPITULAÇÃO, DEDICATÓRIA, E CONCLUSÃO (295-307)

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Seguinte: I - Introdução