Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Anterior: 16 -  Sobre a História da Alma e seu Progresso   Seguinte: 18 - A Voz de Deus ou Nada

 

 

Tradução: Daniel M. Alves

Revisão e edição: Arnaldo Sisson Filho

[Embora o texto em inglês seja de domínio público, a tradução não é. Esse arquivo pode ser usado para qualquer propósito não comercial, desde que essa notificação de propriedade seja deixada intacta.]

 

 

(p. 95)

17. SOBRE A RE-ENCARNAÇÃO (1)

 

            HÁ três condições sob as quais a alma retorna sob a forma de homem: e elas são as seguintes: –

 

            “1ª. Quando o trabalho a que o Espírito se propõe realizar é de uma natureza inadequada para a forma feminina.

 

            “2ª. Quando o Espírito falhou em adquirir, no grau necessário à perfeição, certos atributos especiais do caráter masculino.

 

            “3ª. Quando o Espírito cometeu transgressão, e regrediu no caminho da perfeição, pela degradação da condição de mulher que tinha atingido.

 

            “No primeiro desses casos o retorno à forma masculina é apenas externo e superficial. (...) Portanto,

(p. 97)

ele – embora uma mulher – está vestido de um corpo de homem para que possa estar apto a realizar o trabalho que lhe foi dado.

 

            “O segundo caso é aquele de uma alma que, tendo sido mulher, talvez por muitas vezes, adquiriu, melhor e mais prontamente, as qualidades mais elevadas da condição de mulher do que as qualidades inferiores da condição de homem. Tal alma é carente de energia, firmeza, daquele particular atributo do Espírito que o profeta associa ao Senhor quando diz, ‘O Senhor é um Homem guerreiro’. Portanto, a alma é reconduzida à forma masculina para adquirir as qualidades que ainda lhe faltam.

 

            “O terceiro caso é o daquela alma que recaiu em padrões maléficos, que tendo quase alcançado a perfeição – talvez até a tocado – degrada e mancha sua veste branca, e é reconduzida à forma inferior. Esse é o caso mais comum; pois há poucas mulheres dignas da condição de mulher”.

 

NOTA

 

(95:1) Clothed with the Sun (Vestida com o Sol). Parte I, Nº. 34. Paris, 7 de Fevereiro de 1880. Mencionado em Life of Anna Kingsford, Vol. I, pp. 336-338. 

 

 

Índice Geral das Seções   Índice da Seção Atual    Índice da Obra Atual   Anterior: 16 -  Sobre a História da Alma e seu Progresso   Seguinte: 18 - A Voz de Deus ou Nada