Página Inicial   Índice Geral das Seções

 

 

Outras Fora das Obras de Kingsford e Maitland

            Afirmação Inequívoca da Influência das Elites
            “(...) essa nossa geração parece exibir apenas uma compreensão espiritual muito rudimentar, enquanto que aparentemente desenvolvida em intelecto na máxima extensão possível. Essa é, de fato, uma época dura e materialista: um fragmento de quartzo brilhante é o seu símbolo apropriado. E contudo, de que “época” e “geração” estamos falando? Não daquela das massas, pois elas mudam apenas pouco de geração para geração: não, falamos sim da classe educada, os líderes de pensamento, os controladores e estimuladores das opiniões daquele grande grupo social intermediário, que se situa entre os altamente cultos e os brutamente ignorantes. Eles são os céticos de hoje, que são tão incapazes de se elevar à sublimidade das filosofias vedantina e budista quanto uma tartaruga de voar alto como uma águia.” (CW, Vol. III, p. 104)

            Antes Pereça a S.T. do que Tornar-se uma Academia\
            “O mundo em geral, e a cristandade em especial, abandonados por dois mil anos ao regime de um Deus pessoal, bem como aos seus sistemas políticos e sociais baseados nessa idéia, agora provaram-se um fracasso. Se os Teósofos dizem: “Não temos nada a ver com tudo isso; as classes mais baixas e as raças inferiores (aquelas da Índia, por exemplo, na concepção dos britânicos) não podem nos preocupar e devem se arranjar da melhor forma que puderem”, o que acontece com as nossas belas profissões de benevolência, filantropia, reforma, etc? Serão essas profissões uma farsa? E se forem uma farsa, poderá o nosso caminho ser o verdadeiro? Deveríamos nos dedicar a ensinar a uns poucos europeus, alimentados com o melhor da terra, muitos dos quais aquinhoados com as dádivas da obscura fortuna, os segredos das campainhas astrais, das materializações, da formação do telefone espiritual e do corpo astral, e deixarmos que os muitos milhões de ignorantes, de pobres e desprezados, de humildes e oprimidos, tomem conta de si mesmos e do seu futuro da melhor forma que souberem? Nunca. Antes pereça a S.T. com os seus dois desafortunados fundadores, do que permitirmos que ela se torne nada mais do que uma academia de magia, um lugar dedicado ao ocultismo.” (LMW, 1st Series, n. 1, p. 7)

            Compreensão das Diferenças (Reencarnação e Fraternidade) Abre Todas as Possibilidades de Sociedade Feliz
            “O grande princípio da Reencarnação corre parelho com o princípio da Fraternidade, porém isto ocorre se o aplicamos e o convertemos em uma coisa positiva na vida quotidiana. Porque dessas diferenças de idade surgem todas as possibilidades de uma Sociedade ordenada e feliz.” (A. Besant, “A Fraternidade Aplicada às Condições Sociais”, O Teosofista, p. 260, mar-abr/1939)

            Credos Exotéricos – Filosofia Esotérica – Harmonização Espiritual e Psíquica – Verdades Fundamentais – Estado Intermediário – Alívio do Sofrimento
            “Sob a dominação e a influência dos credos exotéricos, sombras grotescas e distorcidas de realidades, sempre haverá a mesma opressão dos fracos e dos pobres e a mesma luta tempestuosa dos ricos e poderosos entre si mesmos. É somente a filosofia esotérica, a harmonização espiritual e psíquica do homem com a natureza, que, através da revelação de verdades fundamentais, pode trazer aquele tão desejado estado intermediário entre os dois extremos do Egoísmo humano e do Altruísmo divino e, finalmente, conduzir ao alívio do sofrimento humano”.
[Letters from the Masters of the Wisdom, Second Series (Cartas dos Mestres de Sabedoria, Segunda Série). C. Jinarajadasa, org. TPH, Adyar (Madras - Chennai), 1973. 183 pp. Carta n. 82, p. 157]

            Economia, Política, Filosofia, Religião: Como um Dominó
           “Na minha busca de soluções para os conflitos da excessiva desigualdade social, fui percebendo que a questão econômica depende da questão política, que depende da questão filosófica, a qual depende da questão religiosa. É como um dominó em que uma vai influenciando a outra de forma inexorável”. (Anna Kingsford, Cristianismo Budista e Vegetarianismo. Entrevista de Arnaldo Sisson Filho para a jornalista Viviane Pereira)

              Escada de Ouro
           
“Vida limpa, mente aberta, coração puro, intelecto ardente, clara percepção espiritual, afeto fraternal para com todos, presteza para dar e receber conselho e instrução, leal senso de dever para com o Instrutor, obediência voluntária aos preceitos da VERDADE, uma vez que nela pusemos nossa confiança e cremos que o Instrutor a possui; ânimo valoroso para suportar as injustiças pessoais, destemida declaração de princípios, valente defesa daqueles que são injustamente atacados, e mira constante no ideal de progresso e perfeição humana que a ciência secreta (Gupta-Vidya) nos revela – eis a Escada de Ouro por cujos degraus o aspirante pode galgar ao Templo da Sabedoria Divina.” (CW, vol. XII, p. 591)

            Fenômenos de Intelectualidade, Filosofia e Lógica
            “Não serão nunca os fenômenos físicos que trarão convicção aos corações dos incrédulos na “Fraternidade”, mas sim fenômenos de intelectualidade, filosofia e lógica, se assim posso me expressar.” (K.H., ML, n. 35, p. 265, da edição em espanhol; ou, n. 54, p. 147, da edição em ordem cronológica, em inglês)

            Filosofia É a Mais Útil e Prática de Todas as Coisas
            Nascido no século terceiro da presente era, o filósofo pitagórico Jâmblico examinou a questão de se a filosofia clássica é algo prático ou não. Ele escreveu:
            “.... Se (....) tão somente a Filosofia inspira a meditação e traz desprezo (aceitação, serenidade diante) da morte, conduz à vida imortal e eterna, e nos dota de um conhecimento de princípios operacionais eternos ou Ideias, e nos acostuma a imitá-los, então, devido a esses benefícios, é a mais útil e prática de todas as coisas.”
            [Do livro The Exhortation to Philosophy, de Jâmblico, traduzido do grego por Thomas M. Johnson, Phanes Press, Grand Rapids, MI, USA, 1988, 128 pp., veja p. 90.]

            Força, Ganância e Acaso
            “(...) como qualquer um pode perceber, sua vida social bem como privada não está baseada sobre uma solidariedade moral geral, mas somente numa constante contraposição mútua e num equilíbrio puramente mecânico de poderes e interesses individuais. Se você quiser ser um Teósofo, não deve fazer como aqueles ao seu redor que clamam por um Deus de Verdade e Amor e servem aos Poderes sinistros da Força, da Ganância e do Acaso.” (LMW, 2nd Series, n. 82, p. 156)

            Fraternidade Única Base Segura Para Moralidade Universal
            “O termo “Fraternidade Universal” não é nenhuma frase ociosa. A humanidade em massa tem um supremo clamor sobre nós (...) Ela é a única fundação segura para a moralidade universal.” (K.H., ML, n. 4, p. 17)

            A Fraternidade é Uma Lei na Natureza
            “A fraternidade constitui, em sua plena acepção, uma Lei na Natureza. Não se pode deixar de enfatizar suficientemente esse ponto. Constitui o objeto do nosso trabalho que a fraternidade passe a ser algo prático na sociedade, e nunca se tornará prático até que as pessoas compreendam que é uma Lei, não apenas uma aspiração. Quando descobrimos uma Lei na Natureza, não mais lutamos contra ela. Prontamente nos acomodamos no novo conhecimento e nos adaptamos às condições então compreendidas. Contudo, a fraternidade é tão pouco conhecida em nosso mundo.” (A. Besant, A Vida Espiritual, p. 113)

             Fraternidade Semelhante a Uma Família: Mesmos Pais, Porém Idades Diferentes
             “É necessário compreender que esta fraternidade de todas as almas é muito semelhante às relações que existem numa família, onde os irmãos não têm todos a mesma idade, porém são todos filhos dos mesmos pais.” (C. Jinarajadasa, Teosofia Prática, p. 142)

            O Futuro da Sociedade Teosófica
            Pergunta: Diga-me: qual o futuro que espera para a Sociedade Teosófica?
            Teósofo: Se você fala de Teosofia, respondo que assim como sempre existiu eternamente através dos ciclos infinitos do passado, assim também viverá no porvir infinito, porque Teosofia é sinônimo de Verdade Eterna.
            P: Desculpe: estava me referindo à Sociedade Teosófica.
            T: Seu futuro dependerá quase inteiramente do grau de generosidade, zelo, lealdade e, por último (mas não menos importante), da soma de conhecimento e sabedoria que possuam aqueles membros em que recaia o dever de continuar a obra e dirigir a Sociedade depois da morte dos fundadores.
            P: Compreendo a importância de que sejam generosos e leais, mas não entendo como seus conhecimentos possam ser fatores tão vitais nessa questão como as demais qualidades. Seguramente a literatura que já existe — e aumenta constantemente — deveria bastar.
            T: Não me refiro ao conhecimento técnico da doutrina esotérica, embora esse seja de suma importância; falava antes do muito de juízo claro e reto na direção da Sociedade que necessitarão nossos sucessores. Todos os intentos parecidos ao da Sociedade Teosófica fracassaram até agora; porque cedo ou tarde degeneraram em seitas, formulando dogmas fechados e perdendo dessa maneira, por graus imperceptíveis, aquela vitalidade que apenas a verdade viva pode dar. Não deve esquecer que todos os nossos membros nasceram e foram criados em algum credo ou religião; que todos pertencem, mais ou menos, tanto física quanto mentalmente, a uma dada geração; e consequentemente seu julgamentos mais do que provavelmente poderão ser deformados e inconscientemente determinados por algumas ou por todas essas influências. Se, portanto, eles não puderem livrar-se desses preconceitos inerentes, ou pelo menos ensinados a reconhecê-los imediatamente e assim evitar que sejam desencaminhados por eles, o único resultado possível é a sociedade ficar à deriva e ser arrastada para algum banco de areia mental e permanecer ali como uma carcaça encalhada para morrer e apodrecer." (pp. 259-260)
[A Chave para a Teosofia. H.P. Blavatsky, Brasília, Ed. Teosófica, 1991. 261 pp.]

            Há Apenas um Movimento na Vida, o Externo e o Interno
            “Há apenas um movimento na vida, o externo e o interno; esse movimento é indivisível, embora esteja dividido. Estando dividido, a maioria segue o movimento externo do conhecimento, das idéias, crenças, autoridade, segurança, prosperidade, e assim por diante. Em reação a esse, segue-se a assim chamada vida interior, com suas visões, esperanças, segredos, conflitos, desesperos.
Como esse movimento é uma reação, ele está em conflito com o externo. E portanto existe contradição, com suas dores, ansiedades e fugas.
“Há apenas um movimento, que é o externo e o interno. Com a compreensão do externo, o movimento interno tem início, não em oposição ou em contradição. E como o conflito foi eliminado, o cérebro, embora altamente sensitivo e alerta, torna-se quieto. Somente então o movimento interno tem validade e real significado.
“A partir desse movimento surge uma generosidade e uma compaixão que não são o produto do raciocínio e da autonegação intencional.” (Krishnamurti’s Notebook, p. 15)

            Idéias Regem o Mundo: Delas Imensas Revoluções Surgirão
            “Mesmo os espíritas com suas visões e noções equivocadas (...) profetizam e suas profecias nem sempre deixam de conter um pouco de verdade, de pré-visão intuitiva, por assim dizer. Ouça alguns deles reafirmando o antigo, muito antigo axioma de que “Idéias regem o mundo”; e à medida que as mentes dos homens recebam novas idéias, deixando de lado as velhas e estéreis, o mundo avançará; imensas revoluções surgirão a partir delas; instituições (e até mesmo credos e poderes, eles poderiam acrescentar) ruirão ante a sua marcha progressiva, aniquilados pela sua própria força inerente (...) Será tão impossível resistir à sua influência quando chegar a hora, quanto impedir o avanço da maré – com toda a certeza.” (K.H., ML, n. 93, p. 425)

            Importância de Conservar a Mente Serena, Plácida
          
É sobre a serena e plácida superfície da mente não agitada que as visões colhidas do invisível encontram uma representação no mundo visível. De outro modo, em vão buscarias aquelas visões, aqueles flashes de súbita luz que já tem ajudado a resolver tantos dos problemas menores, e que são os únicos que podem trazer a verdade diante dos olhos da alma. É com zeloso cuidado que devemos proteger campo mental de todas as influências adversas que surgem diariamente em nossa passagem pela vida terrena. (Mestre K.H.)
[The Mahatma Letters to A.P. Sinnett. Pasadena, Theosophical University Press, 1975. 589 p., p. 64]

            Instrumentos de Crueldade em suas Habitações
         
 “Instrumentos de crueldade estão em suas habitações. Ó minha alma, não entres em sua intimidade; que minha honra não se una a seus grupos (assembléias, conselhos).” – Gênesis, 49:5-6.

            Mau Uso da Liberdade é o Reino de Satã, Somente a Influência de Uma Fraternidade Pode Refrear Atrocidades
             “Em vista do triunfo sempre maior e, ao mesmo tempo, do mau uso do livre pensamento e da liberdade (o reino universal de Satã, como Eliphas Levi a teria chamado), como poder o instinto combativo natural do homem ser refreado de infligir crueldades e atrocidades que até agora nunca foram vistas, tirania, injustiça, etc., senão por meio da influência suavizadora de uma fraternidade, e da aplicação prática das doutrinas esotéricas (...)?” (LMW, 1st Series, n. 1, p. 4)

            Mescla Mais Benevolente, Maior e Mais Sábia, do Alto e do Baixo da Sociedade
             “Uma maior, mais sábia, e especialmente mais benevolente mescla do alto e do baixo, do Alfa e do Ômega da sociedade, foi determinada. A raça branca deve ser a primeira a estender a mão de solidariedade às nações mais escuras, a chamar o pobre e desprezado “negro” de irmão. Essa perspectiva pode não agradar a todos, mas não é um Teósofo aquele que se opuser a esse princípio.” (LMW, 1st Series, n. 1, p. 4)

            Mundo Ainda Distante das Explicações dos Grandes Principios Duais
            “As explicações corretas e lógicas sobre a questão dos problemas dos grandes princípios duais – o certo e o errado, o bem e o mal, a liberdade e o despotismo, a dor e o prazer, o egoísmo e o altruísmo – são tão impossíveis para elas hoje quanto o eram 1881 anos atrás. Elas estão tão longe da solução como sempre estiveram; mas para esses deve haver em algum lugar uma solução consistente, e se nossas doutrinas provarem sua competência em oferecê-la, então o mundo será rápido em confessar que essa deve ser a verdadeira filosofia, a verdadeira religião, a verdadeira luz, que dá a verdade e nada mais do que a verdade.” (LMW, 1st Series, n. 1, p. 9)

            Mundo em Má Condição Devido Religiões e Filosofias Distantes da Verdade
            “Para serem verdadeiras, a religião e a filosofia devem oferecer a solução de todos os problemas. Que o mundo esteja em uma tal má condição moralmente é uma evidência conclusiva de que nenhuma de suas religiões e filosofias jamais possuíram a verdade, aquelas das raças civilizadas menos do que qualquer outra.”

            Não Lutamos Contra Carne e Sangue, Mas Contra Perversidade nos Locais Mais Elevados
           12 For we wrestle not against flesh and blood, but against principalities, against powers, against the rulers of the darkness of this world, against spiritual wickedness in high places. (King James Version)
           12 Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes das trevas deste mundo, contra a perversidade espiritual nos locais mais elevados. (Efésios 6:12 - Tradução da Versão King James)

            Papel e Importância das "Classes Intelectuais"
            “As “classes intelectuais”, reagindo sobre as massas ignorantes que elas atraem e que olham para elas como exemplos nobres e qualificados para serem seguidos, degradam e moralmente arruínam aqueles que deveriam proteger e guiar.” (LMW, 1st Series, n. 1, p. 4)

            A Ponta de Um Fio Dourado
            “Eu te dou a ponta de um fio dourado;
            Apenas o enrole fazendo um novelo,
            Ele te conduzirá ao portão do céu,
            Construído no muro de Jerusalém.”
            (William Blake)
            [Citação inicial da obra: O Fio Dourado: Autobiografia de Bede Griffiths – Beneditino de Prinknash]

            Primeira Qualidade do Discipulado: Calmo e Sereno Estado da Mente
           
Agora, o lago nos picos da montanha do vosso ser é num dia uma agitada massa de águas, quando a ventania dos caprichos ou da irritação varre a vossa alma; no outro dia torna-se um espelho, quando eles se aplacam e a paz reina na “morada da vida”. Um dia conquistas um passo à frente; no seguinte recuas dois passos atrás. O discipulado não admite nenhuma dessas mudanças; sua primordial e constante qualidade é um calmo, sereno, contemplativo estado da mente (não a passividade mediúnica), adequado a receber impressões psíquicas do exterior, e a transmitir as suas próprias desde o interior. (Mestre K.H.)
[Letters from the Masters of the WisdomFirst Series (Cartas dos Mestres de Sabedoria, Primeira Série). C. Jinarajadasa, org.  Adyar (Madras - Chennai), TPH, 1973. 183 pp., p. 148]

            Principio da Fraternidade é Muito Pouco Compreendido: É a Base Comum do Budismo e do Cristianismo
             “Quão pouco este princípio de Fraternidade Universal é compreendido pelas massas da espécie humana, e quão raramente sua importância transcendente é reconhecida, pode ser constatado pela diversidade de opiniões e interpretações fictícias referentes à Sociedade Teosófica. Esta Sociedade foi organizada com base neste único princípio, a Fraternidade Essencial da Humanidade, como aqui foi brevemente esboçado e imperfeitamente apresentado. Ela tem sido atacada como budista e anti-cristã, como se pudesse ser estas duas coisas ao mesmo tempo, já que tanto o budismo quanto o cristianismo, como apresentados por seus inspirados fundadores, fazem da fraternidade a essência da doutrina e da vida.” (HPB, citando J.D. Buck, A Chave para a Teosofia, p. 29)

            Problema da Verdadeira Teosofia: Elaboração de Claras Concepções Éticas e de Deveres e a Moldagem Dessas
           
“O problema da verdadeira Teosofia e sua grande missão é a elaboração de claras e inequívocas concepções de idéias éticas e de deveres, as quais possam mais e melhor satisfazer os sentimentos retos e altruísticos em nós; e a moldagem dessas concepções para a sua adaptação em tais formas de vida diária onde elas possam ser aplicadas com mais equidade. Tal é o trabalho comum em vista para todos os que desejem agir de acordo com esses princípios. É uma tarefa laboriosa e requererá esforço árduo e perseverante, mas ela deverá conduzi-lo inconscientemente ao progresso, e não deixará nenhum espaço para aspirações egoístas fora dos limites traçados. (...)
“O grau de sucesso ou fracasso nessa tarefa são as balizas que o Mestre deve seguir, pois elas se constituem nas barreiras colocadas com suas próprias mãos entre vocês mesmos e aqueles que pediram para ser seus instrutores. Quanto mais próximo da meta contemplada – menor a distância entre o estudante e o Mestre.” (LMW, 2nd Series, n. 82, p. 158)

            Quem Compreende Também Ama, Observa, Vê
            "Quem nada conhece, nada ama.
            Quem nada pode fazer, nada compreende.
            Quem nada compreende, nada vale.
            Mas quem compreende também ama, observa, vê...
            Quanto mais conhecimento houver inerente em uma coisa,tanto maior o amor...
            Aquele que imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo,
            como as cerejas, nada sabe a respeito das uvas..."
            (PARACELSO)

            Sabedoria, Amor e Felicidade são Diferentes Aspectos do Mesmo Estado de Consciência Divina
            “Amor, Sabedoria e Felicidade são nomes dos diferentes aspectos do mesmo estado de Consciência no qual o indivíduo percebe o Todo. A percepção do Todo na qual todas as coisas são vistas em suas corretas perspectivas e verdadeiras naturezas é Sabedoria. A atitude em relação ao Todo e suas diferentes partes que resulta do apercebimento dessa unidade e harmonioso relacionamento é Amor. A reação na consciência que é o produto conjunto deste apercebimento de unidade e totalidade de um lado, e a atitude de amor do outro lado, é Felicidade, Bem Aventurança ou Ananda. Pode-se perceber, portanto, que Sabedoria, Amor e Felicidade são diferentes aspectos do mesmo estado de Consciência Divina”. (I.K. Taimni, Glimpses into the Psychology of Yoga, p. 308)

            Sabedoria com os Idosos, Entendimento na Abundância de Dias
            “Esotericamente, então, a afirmação de Jó (28:12 e 12:12) deve ser lida: “Com os Idosos (o Ego Superior do Homem) está a Sabedoria, e na abundância de dias (ou no número de suas reencarnações) o entendimento”. Nenhum homem pode aprender a sabedoria verdadeira em um nascimento; em cada novo renascimento, estejamos nós reencarnados por bem ou por mal, é mais uma lição que recebemos das mãos do mestre severo mas justo – A VIDA CÁRMICA.” (A Doutrina Oculta, p. 150 ou CW, Vol XII, p. 313)

            Único Objetivo: Difusão da Verdade Adaptada aos Vários Estágios de Desenvolvimento
          
“O único objetivo pelo qual esforçar-nos é o melhoramento da condição do HOMEM por meio da difusão da verdade adaptada aos vários estágios de seu desenvolvimento e do país em que ele habita e pertence. A VERDADE não tem marca de propriedade e não sofre por causa do nome sob o qual ela é promulgada – desde que o referido objetivo seja alcançado. (K.H., ML, n. 85, p. 399)

            Verdades do Ocultismo da Mais Alta Importância Prática
            “As verdades e mistérios do ocultismo constituem, de fato, um corpo da mais alta importância espiritual, ao mesmo tempo profundo e prático para o mundo como um todo. Contudo, não é como uma mera adição à confusa massa de teorias e especulação no mundo da ciência que eles lhes foram dados, mas sim por causa de suas implicações práticas sobre os interesses da humanidade. (...) Eles devem se provar tanto destrutivos quanto construtivos – destrutivos nos perniciosos erros do passado, nos velhos credos e superstições que sufocam toda a humanidade em seu venenoso abraço como a erva daninha mexicana; mas construtivos de novas instituições de uma genuína e prática Fraternidade da Humanidade, onde todos se tornarão co-laboradores da natureza (...) Os Chefes querem uma “Fraternidade da Humanidade”, o início de uma real Fraternidade Universal; uma instituição que se faça conhecida por todo o mundo e cative a atenção das mentes mais elevadas.” (K.H., ML, n. 6, p. 23)